O algoritmo de Coimbra que superou o Google Brain

O algoritmo de Coimbra que superou o Google Brain

Chama-se Denser e é a criação de quatro investigadores portugueses da Universidade de Coimbra.

Numa altura em que os olhos de algumas das maiores empresas tecnológicas estão postos em Portugal, os investigadores da mais antiga universidade portuguesa superam outra meta: um algoritmo de inteligência artificial que terá mesmo superado o Google Brain.

“Num dos principais testes da especialidade – e com muito menos recursos financeiros e computacionais”, o DENSER “reconhece e classifica imagens cujo funcionamento mimetiza o comportamento do cérebro humano”, transmitiu a publicação EXAME Informática.

Os testes CIFAR 10 e CIFAR 100 distinguem o desempenho dos algoritmos no âmbito do reconhecimento de animais, objetos e ações em imagens, e o Google Brain “obtém resultados marginalmente inferiores”, explicaram os quatro investigadores à publicação especializada em informática.

Atualmente, este tipo de algoritmos já pode ser utilizado por todos os utilizadores, como é o caso do Google Imagens que reconhece imagens idênticas ou semelhantes àprocurada.

E afinal, o que é o Google Brain?

Trata-se de um projeto de investigação de aprendizagem de inteligência artificial da gigante Google. Segundo a Google, a missão é melhorar a vida das pessoas ao criar máquinas mais inteligentes.

Para este objetivo, a equipa trabalha na construção de modelos com um “alto grau de flexibilidade” e “capacidade de aprender características próprias, utilizando data e computação com eficiência”.